A Igreja Católica no Brasil celebrou com fervor a Solenidade de Pentecostes neste domingo, 8 de junho de 2025, marcando o encerramento do Tempo Pascal e a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Milhões de fiéis em todo o país se reuniram em suas paróquias para comemorar o nascimento da Igreja e renovar o compromisso com a missão evangelizadora.
As celebrações, que ocorreram em diversas comunidades, foram marcadas por momentos de profunda oração, louvor e reflexão sobre a ação transformadora do Espírito Santo na vida dos cristãos e da sociedade. Homilias empolgantes destacaram a importância dos dons do Espírito – sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus – como guias para uma vida plena e serviço ao próximo.
Em muitas dioceses, houve a administração do Sacramento da Crisma, um momento significativo em que jovens e adultos confirmam sua fé e recebem a plenitude do Espírito Santo, fortalecendo seu vínculo com a Igreja e assumindo um papel mais ativo na comunidade.
Serra do Salitre também Celebra com Devoção
Na cidade de Serra do Salitre, Minas Gerais, a comunidade católica se uniu em celebração especial na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A Missa Solene de Pentecostes teve início às 19:00 e foi presidida pelo Padre Lucas Expedito, que em sua homilia, convidou os fiéis a abrirem seus corações à ação do Espírito Santo, para que pudessem ser instrumentos de paz, amor e justiça no mundo. A igreja ficou repleta de fiéis, demonstrando a viva fé e a devoção da comunidade salitrense.
A Solenidade de Pentecostes de 2025 reforça a vitalidade da Igreja Católica no Brasil, impulsionando os fiéis a viverem com mais intensidade a sua fé e a levarem a mensagem do Evangelho a todos os cantos.
Texto/Fotos Anderson Cunha
















