O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de Grande Perigo devido à baixa umidade do ar para o Brasil Central, com a umidade relativa do ar podendo cair para níveis inferiores a 12%. O alerta, que entrou em vigor às 13h desta quinta-feira (11) e segue até as 18h, abrange uma vasta área que inclui o Distrito Federal, Goiás e parte de Minas Gerais.
QUER ACOMPANHAR NA INTEGRA, SE CADASTRA NO NOSSO CANAL DO WHATSAPP, CLIQUE AQUI!
Riscos e recomendações
A condição climática representa um grande risco de incêndios florestais, além de ser prejudicial à saúde humana. Os principais problemas incluem doenças pulmonares, dores de cabeça e desidratação.
Para minimizar os efeitos da baixa umidade, o INMET e a Defesa Civil recomendam:
- Hidratação: Beba bastante líquido, como água, sucos e chás. Evite bebidas diuréticas, como café e álcool.
- Atividades físicas: Suspenda atividades físicas ao ar livre.
- Exposição ao sol: Evite a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Cuidados pessoais: Use hidratante para a pele e umidifique o ambiente com toalhas molhadas, bacias de água ou umidificadores.
Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE LER: ALERTA DE BAIXA UMIDADE EM MINAS GERAIS: INMET EMITE AVISO PARA DIVERSAS CIDADES, INCLUINDO SERRA DO SALITRE
Cidades em alerta
A região afetada pelo alerta inclui os estados de Goiás, Minas Gerais, e o Distrito Federal. Confira abaixo uma lista de algumas das cidades na área de risco:
- Distrito Federal: Brasília, Guará, Lago Sul.
- Goiás: Anápolis, Goiânia, Itumbiara, Rio Verde, Jataí, Caldas Novas.
- Minas Gerais: Uberaba, Uberlândia, Araxá, Patos de Minas, Monte Carmelo, Serra do Salitre, Patrocínio, Guimarânia.
Áreas Afetadas:
Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Sul Goiano, Sul/Sudoeste de Minas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Noroeste de Minas, Distrito Federal, Araraquara, Oeste de Minas, Campinas, Norte de Minas
Mantenha-se informado sobre as condições climáticas e siga as recomendações das autoridades para garantir sua segurança e saúde durante o período de baixa umidade.
Fonte: INMET
